TERESINHA MÜTZENBERG MANICA- 11302018
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS
ATIVIDADE 3 – Resenha Crítica – versão final
GÊNEROS TEXTUAIS
O que entendemos por gêneros textuais? Ao nosso entendimento, Gêneros textuais são todas as formas orais ou escritas que utilizamos para expor nossas idéias. Segundo Koch, (2006, p.6,) a linguagem é uma forma de interação dos sujeitos, e o texto é o resultado dessa interação. O uso da língua materna passa a centrar-se no uso e no funcionamento da língua em um determinado contexto sócio-histórico. Surgem aí novas propostas, apontando para os diferentes gêneros discursivos. As grandes mudanças de utilização da linguagem são um reflexo das novas tecnologias que vem se intensificando nos últimos 30 anos, fazendo parte no cotidiano das pessoas e das instituições. De acordo com Beth Marcuschi (19xx) na escola há alguns gêneros que servem ao funcionamento da instituição. Assim, a opção por um gênero não é atividade subjetiva, que dependa apenas da inspiração do aluno num determinado momento. A autora ainda cita que há “casos em que a forma define o gênero, em outros a função, e haverá ainda outros que serão definidos pelo suporte”.E que ensinar um gênero textual é levar o aluno a dominá-lo para poder produzi-lo dentro e fora da escola. É de acordo com a compreensão que o aluno tem do contexto, da relação entre ele e seu interlocutor, dos seus objetivos comunicativos, que ele define o estilo de seu texto. O mesmo acontece com aprendizes de Língua Estrangeira, a dificuldade de controlar a linguagem escrita, na produção de gêneros textuais para relatar experiências de fatos acontecidos. Se o aprendizado de uma língua estrangeira ocorre tanto no contexto da sala de aula como fora dela, o problema consiste em definir o modo pelo qual podemos ajudar nossos alunos a comunicar informações e idéias de acordo com um propósito comunicativo e por meio de formas lingüísticas apropriadas a contextos específicos. Por esta razão Marcuschi diz que isto,” só poderá concretizar-se através de uma reflexão mais aprofundada sobre o ensino dos gêneros textuais e das práticas sociais aliados ao papel do professor enquanto mediador nas tarefas de aprendizagem... No entanto, o estudo dos gêneros, se bem conduzido, pode contribuir para a formação de leitores perspicazes e produtores de textos habilidosos e seguros”.
Referências bibliográficas:
_____Gêneros Textuais e Ensino, Manuel Edson de Oliveira. Cotia- São Paulo – Brasil.
_____Gêneros Textuais e Ensino de Línguas: Reflexões sobre aprendizagem e desenvolvimento. Abuêndia Padilha Pinto, Universidade Federal do Pernambuco.
_____ Hipertexto e Gêneros Digitais, Novas formas de construção de sentido, 2.ª edição
Luiz Antônio Marcuschi (UFPE), Antônio Carlos Xavier (UFPE) (Orgs.)
_____ Oficina de Redação, Leila Lauar Sarmento. Editora Moderna. 2ª edição.
_____ Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. (Junho 2008)
_____ Produção de texto: retextualização e autoria. Profa. Maria José Nóbrega (2009)
_____Gêneros textuais1: definição e funcionalidade. Luiz Antônio Marcuschi
Nenhum comentário:
Postar um comentário